domingo, 20 de outubro de 2013

Vivendo Nova York - Parte IV


MUST-VISIT PARKS IN NEW YORK

Este é um post muito útil para quem estiver indo passar uns dias na Big Apple, que goste de natureza e que queira explorar cada pedacinho dessa cidade encantadora.
Considero um absurdo ir à Nova York e não visitar estes seis parques que irei mostrar aqui, pois sem dúvida alguma, são imperdíveis!

Central Park
Este, sem sombra de dúvidas, é magnífico, sensacional, irresistível e claro, o principal. Perfeitamente bem projetado no coração de Manhattan, é um paraíso cheio de natureza no meio da selva de concreto que é NY, além de suas inúmeras atrações como lagos, esculturas, fontes, pista de patinação no gelo, museus, zoológico, etc. Como já fiz um post inteiro sobre ele, deixarei o link AQUI para mais informações.

 



Washington Square Park

        Este parque maravilhoso está localizado no aconchegante bairro chamado Greenwich Village, ou “The Village” como é conhecido pelos nova-iorquinos. Este bairro, além de ter ruas que são deliciosas para uma caminhada, já foi palco de vários filmes famosos e por pouco mais de 30 anos, abrigou a primeira penitenciária do estado de Nova York. Até hoje é ainda conhecido como um bairro boêmio, e é famoso por suas casas coloridas e artísticas onde a cultura alternativa ainda se encontra presente.
     O Washington Square Park continua sendo palco de muitas manifestações artísticas e atividades culturais. O imponente Washington Arch é um arco que muito lembra o Arco do Triunfo de Paris, porém bem menor, e fica exatamente na extremidade sul da Fifth Avenue, avenida mais famosa da cidade. Além do arco, o parque também possui uma enorme (e linda) fonte, monumentos e estátuas, incluindo uma em homenagem a George Washington e outra ao italiano Giusepe Garibaldi, além de muitas árvores e flores.

  




  



 High Line Park
                O High Line Park não é tão famoso entre os turistas brasileiros, nem faz parte da maioria dos roteiros turísticos que vemos por aí. Uma pena! Este não é só um parque, é uma obra de arte suspensa sobre os trilhos de uma linha de trem desativada. Ideia magnífica de dois jovens cidadãos nova-iorquinos, Joshua David e Robert Hammond, que com o intuito de evitar a demolição da estrutura abandonada se uniram para transforma-la em um espaço público repleto de áreas verdes. Hoje, além de muitas plantas, esculturas, pinturas e outras formas de arte compõem o parque.








Os melhores pontos de acesso para chegar no High Line Park são as duas pontas: na Gansevoort  e na rua 30 com 10th Ave. Esses dois acessos têm elevadores. Contudo há várias escadas de acesso ao longo do parque. Esse maravilhoso jardim suspenso encontra-se aberto de 7h às 23h e a entrada é gratuita.



Madison Square Park
                Este mais parece uma praça do que um parque, é pequeno, porém bem estiloso. Localizado no cruzamento da Fifth Avenue com a Broadway (com acesso também pela Madison Ave com E23rd e E26th) o Madison Square Park é um ótimo lugar para descansar das infindáveis caminhadas pela Big Apple em um dos seus enormes e confortáveis bancos de madeira.






Sentados neste parque podemos ainda apreciar a beleza do Flatiron Building, um dos primeiros arranha-céus de NY inaugurado em 1902.
  

                Uma curiosidade interessante a respeito do Madison Square Park é que entre 1876 e 1882 a tocha e o braço da estátua da liberdade ficaram expostos nesse parque com o intuíto de levantar fundos para a construção do pedestal da estatua.



Battery Park
                Localizado ao extremo sul da ilha de Manhattan, o Battery Park é parque lindo com muito verde, esculturas e uma vista sensacional para a baia de Nova York. É nele que pegamos a balsa rumo a ilha da liberdade onde fica a famosa Estátua da Liberdade.


               

  






Neste parque encontra-se exposta a esfera “The Sphere”, escultura que fazia parte da decoração do hall de entrada de um dos prédios do World Trade Center e que, depois do atentado de 11 de setembro, foi restaurada e colocada temporariamente ao norte do parque.               




East River Park
                Este é um parque completamente atípico no roteiro da maioria dos visitantes da cidade de NY. Um desperdício, pois além de ser lindo, limpo e cheio de nova-iorquinos praticando esportes por todos os lados, a vista para o East River correndo sob a Williamsburg Bridge é estonteante! Já escrevi sobre este parque em outro post, portanto para mais fotos e informações click AQUI.



  
                   

E esses são apenas seis dos inúmeros parques que existem em NYC...   


Por Rane Miana

Um comentário:

  1. Lindos lugares!! Todos os posts só me deixaram ainda mais ansiosa para a viagem. Tenho certeza que também vou me apaixonar por este lugar!
    Bjs

    ResponderExcluir